sábado, 25 de abril de 2009

Rio participará da Restaurant Week Brasil


O Rio de Janeiro participará, este ano, do Restaurant Week Brasil. O evento que surgiu há 16 anos em Nova Iorque e é um dos mais importantes da gastronomia acontece entre os dias 11 e 24 de maio, mas a organização ainda não divulgou os restaurantes que participará da primeira edição da Cidade Maravilhosa.

A filosofia do evento é montar cardápios diferenciados que incluam entrada, prato principal e sobremesa, a um preço fixo e acessível, mais o valor de R$ 1 ou R$ 2 de couvert. O valor diferencia entre almoço e jantar.

As próximas edições do Restaurant Week Brasil acontecem em: Recife, entre os dias 15 e 28 junho; Brasília, entre os dias 6 e 19 julho; e São Paulo, de 31 de agosto a 13 de setembro.

História
Restaurant Week surgiu há 16 anos em Nova Iorque, para ser parceiro do Fashion Week e aumentar o volume de vendas na “Slow Season” época de férias em Julho. Tudo começou muito simples e com cerca de 90 restaurantes participantes em toda a cidade. Para se ter uma idéia, NYC tem mais de 10.000 restaurantes. O evento teve a duração de uma semana somente, em julho, foi sucesso total.

No ano seguinte, se desassociou do grande evento da moda e iniciou uma impressionante trajetória. Já aconteceu em mais de 100 das principais capitais e grandes cidades do mundo, como Washington, Boston (ambas com entrada, prato principal e sobremesa a 24,07 dólares), Londres e Amsterdã (entrada, prato principal e sobremesa a 24,07 euros). O preço nem sempre é o mesmo.

O Restaurant Week é, comprovadamente, um indutor do turismo, atraindo novos clientes para os restaurantes participantes, entre eles muitas pessoas de cidades próximas, alem de atender o principal objetivo da Responsabilidade Social, arrecadando doações de R$ 1,00 a R$ 2,00 por couvert consumido. É uma ótima oportunidade para a captação de novos negócios e, principalmente, para manter e reforçar a clientela dos restaurantes envolvidos no evento.

O projeto do Restaurant Week Brasil iniciou pela cidade de São Paulo, no segundo semestre de 2007, com a participação de 45 restaurantes, arrecadando R$ 6 mil para a Fundação Ação Criança, que alimenta diariamente mais de 5 mil crianças de 0 a 7 anos somente na cidade de São Paulo.

A segunda edição de São Paulo, reuniu um comitê organizador formado por especialistas na área gastronômica, que conseguiu integrar 49 dos melhores restaurantes da cidade, e repercussão importante na mídia, alem de arrecadar mais do triplo do ano anterior: R$ 21.900,00 foram captados em doações.

Um comentário:

Luzi Rocha disse...

Esperando notícias do Uruguai... rs =)