terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sushi no Leblon!

Quem nos conhece sabe pela paixão que temos pela comida japonesa e estamos sempre em busca de sabores novos. Em passagem rápida pelo Rio de Janeiro, decidimos ir almoçar no charmoso bairro do Leblon e reduto gastronômico da cidade, junto com um casal de amigos natalenses e que moram há dois anos na Cidade Maravilhosa.

Apesar do bairro ter várias opções de casas japonesas decidimos ir no Sushi Leblon, conhecido pela clienta constante de artistas famosos e por ser o primeiro restaurante japonês do bairro. O restaurante já foi eleito várias vezes como o melhor 'japonês' do Rio de Janeiro, servido pratos tradicionais, como inovadores, além das opções 'quentes'. Atualmente, o Shin Miura (já motivo de postagem aqui do blog) foi eleito pela Veja Rio como a melhor casa japonesa.

De cara, o Sushi Leblon não lhe chama muita atenção. Espremido na esquina das ruas Dias Ferreiras (ápice da culinária) e Rainha Guilhermina, quase a porta passa despercebida. Pequeno, com mesas redondas e uma pequena área externa, para clientes que tiverem voltando da praia ou até mesmo com cachorros. Ao contrário de Natal, cachorros são vistos com constância em ambientes proibidos em outros locais, como restaurantes, supermercados e lojas.

Uma atendente na recepção lhe pergunta quantas pessoas são e indica as possibilidades de mesa. Já sentados, o atendimento é preciso, porém seco, sem muitas conversas. Enfim, vamos aos pratos. De início, pedimos um combinado de sushis, com peixe branco (namorado), atum, kani kama e salmão. Além disso, escolhemos também uma porção de makimonos e salmão.

Após os pedidos dos pratos mais conhecidos, eu e Mauro nos arriscamos em duas novidades: Ussuzukuri com pimenta biquinho (fatias bem finas de peixe namorado, regada com fios de azeite e temperada com salsinha e a pimenta). Um sabor especial. A pimenta faz toda a diferença. E arroz com shimeji ao molho shoyo e cebolas. Simplesmente perfeito. O shoyo dá uma consistenência ao arroz, que - pasmém - nós comemos todo o prato com hashi (pauzinhos)!!!


Luzi e Marcelo se arriscaram no Atum ao molho de shimeji acompanhado de macarrão japonês, servido como prato principal. O atum vem levemente cozido por fora e cru por dentro, envolvido em uma camada de gergilim. Dá para apenas uma pessoa, mas se você for experimentar outras iguarias - como fizemos - divida o prato com outra pessoa ou corre o risco de sobrar no prato.

O 'gran finale' veio com a sobremesa: sorvete de queijo com doce de leite e petit gateau com massa de amêndoas, calda de laranja e recheio de limão. Só de lembrar dá água na boca. Como ninguém é de ferro, depois fomos dar uma volta pela Ataulfo de Paiva, principal rua do Leblon, para depois pegar o vôo e voltar para Natal.


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pipa recebe o 6º Festival Gastronômico!!

Mais uma vez o famoso recanto paradisíaco de Tibau do Sul (RN) se prepara para servir a pessoas do mundo inteiro um dos seus “pratos principais”, o Festival Gastronômico da Pipa.

Marcado para outubro, entre os dias 10 e 18, este é um acontecimento anual, desde 2004, cheio de charme e sabor que já se configura como um dos mais importantes atrativos do lugar. Shows com artistas locais, vitrine e atividades gastronômicas, degustações, oficinas, cursos e concursos, nesta sexta edição a receita continua a mesma, proporcionando aos participantes e visitantes uma verdadeira festa de cultura e sabor.

Os concursos são os destaques da diversificada programação. O tradicional é o Concurso Gastronômico que acontece entre restaurantes locais, envolvendo os profissionais da área de alimentos e bebidas do município (chefes, cozinheiros e auxiliares). Os estabelecimentos inscrevem uma receita seguindo os critérios de seleção, que incluem o uso obrigatório de três componentes característicos da gastronomia nordestina popular, e concorrem entre quatro categorias: Prato Principal (almoço ou jantar); Lanche (crepes, pizzas e sanduíches); Petisco (entradas e tira-gostos); e Sobremesa, que serão julgadas por um júri popular formado pelos que adquirirem o Guia do Festival com as fichas de votação.

O outro concurso promovido durante o festival é o Novos Talentos, sucesso em sua estréia no ano passado. Este tem o objetivo de valorizar e incentivar os estudantes da área da gastronomia e contará com a participação de seis deles, sendo três alunos da Universidade Potiguar e três do Senac. Mantendo sua determinação de divulgar a cultura gastronômica nordestina do país, o concurso terá como tema este ano o Jerimum, garantindo liberdade aos novos talentos participantes para criarem seus pratos com essa base regional.

A novidade entre os ingredientes desta edição fica por conta da ação Degusta Pipa, na qual serão montadas no domingo, 11 de outubro, tendas na área da Praça do Pescador para os estabelecimentos participantes venderem suas especialidades em pequenas porções, com preços acessíveis, limitados a cinco reais.

Segundo um dos organizadores do festival, Cláudio Freitas, a idéia é popularizar a gastronomia e os estabelecimentos locais, além de divulgar a importância do segmento de alimentos e bebidas para o destino turístico e para o município de Tibau do Sul. O cardápio completo do 6º Festival Gastronômico da Pipa está disponível no site.