quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pipa recebe o 6º Festival Gastronômico!!

Mais uma vez o famoso recanto paradisíaco de Tibau do Sul (RN) se prepara para servir a pessoas do mundo inteiro um dos seus “pratos principais”, o Festival Gastronômico da Pipa.

Marcado para outubro, entre os dias 10 e 18, este é um acontecimento anual, desde 2004, cheio de charme e sabor que já se configura como um dos mais importantes atrativos do lugar. Shows com artistas locais, vitrine e atividades gastronômicas, degustações, oficinas, cursos e concursos, nesta sexta edição a receita continua a mesma, proporcionando aos participantes e visitantes uma verdadeira festa de cultura e sabor.

Os concursos são os destaques da diversificada programação. O tradicional é o Concurso Gastronômico que acontece entre restaurantes locais, envolvendo os profissionais da área de alimentos e bebidas do município (chefes, cozinheiros e auxiliares). Os estabelecimentos inscrevem uma receita seguindo os critérios de seleção, que incluem o uso obrigatório de três componentes característicos da gastronomia nordestina popular, e concorrem entre quatro categorias: Prato Principal (almoço ou jantar); Lanche (crepes, pizzas e sanduíches); Petisco (entradas e tira-gostos); e Sobremesa, que serão julgadas por um júri popular formado pelos que adquirirem o Guia do Festival com as fichas de votação.

O outro concurso promovido durante o festival é o Novos Talentos, sucesso em sua estréia no ano passado. Este tem o objetivo de valorizar e incentivar os estudantes da área da gastronomia e contará com a participação de seis deles, sendo três alunos da Universidade Potiguar e três do Senac. Mantendo sua determinação de divulgar a cultura gastronômica nordestina do país, o concurso terá como tema este ano o Jerimum, garantindo liberdade aos novos talentos participantes para criarem seus pratos com essa base regional.

A novidade entre os ingredientes desta edição fica por conta da ação Degusta Pipa, na qual serão montadas no domingo, 11 de outubro, tendas na área da Praça do Pescador para os estabelecimentos participantes venderem suas especialidades em pequenas porções, com preços acessíveis, limitados a cinco reais.

Segundo um dos organizadores do festival, Cláudio Freitas, a idéia é popularizar a gastronomia e os estabelecimentos locais, além de divulgar a importância do segmento de alimentos e bebidas para o destino turístico e para o município de Tibau do Sul. O cardápio completo do 6º Festival Gastronômico da Pipa está disponível no site.

Nenhum comentário: