sábado, 25 de dezembro de 2010

Galeto na Serra Gaúcha e O Reino do Chocolate - $

Caros leitores e amigos do blog. Primeiramente desejamos um Feliz Natal a todos que nos acompanham. Estavamos em recesso devido a atribulações do dia-a-dia, mas pretendemos compensar esse nosso atraso.

Aqui vai uma dica para quem está curtindo o 'Natal Luz'. Havíamos lido no Guia 4 rodas e em outros sites na internet que a Casa di Paolo espalhada por toda a Serra Gaúcha fazia o melhor galeto do Brasil. Como adoramos um galeto - principalmente de 'televisão' - e queríamos deixar de comer massas, resolvemos dar um pulinho para provar o prato durante nossa estadia em Gramado (RS). A carne da jovem ave é marinada em temperos por 12 horas e assada com perfeição de acordo com a tradicional culinária italiana.
 
O cardápio é praticamente único. O cliente paga um determinado valor (que pedimos perdão por não lembrarmos a quantia) e tem direito à sopa de Capeletti (que cansamos de tanto tomar em Gramado), polenta, salada, queijo à Dorê, o galeto e uma massa, que pode ser optada por espaguetti, talharim e tórtei, além da sobremesa que é a cara da cidade: sagu com creme. A segunda opção é fazer o pedido ao meio, pagando um pouco mais da metade do valor original. Mas, uma boa escolha para quem não quer comer muito e ainda quer experimentar outros sabores na cidade.

Nesse caso, dispensamos a sopa e pedimos o galeto al primo canto com espaguete ao molho de tomate seco e polenta.  Para acompanhar o tradicional pão italiano caseiro. Um espetáculo que terminamos levando para o Rio.

A Casa chama atenção pelo número de prêmios que recebeu na edição do Guia 4 rodas 2011: três!!! Paulo Geremia, como o Restaurateur do Ano, décimo ano seguido com o título de Melhor Galeto do Brasil e, pela primeira vez, a unidade de Gramado foi premiada como Destaque da Cozinha. O galeto estava bastante saboroso, mas, na minha opinião, não consideraria o melhor galeto do país. Tem outros tão bom quanto (ou melhor - e bem mais barato e farto!!!)

Também não quisemos a sobremesa clássica da região. Provamos o sagu em outro restaurante e não aprovamos o sabor.

 Um detalhe negativo em Gramado: a qualidade das sobremesas. Todos os restaurantes italianos praticamente só tem duas opções: pudim de leite e sagu. Se quiser comer uma boa sobremesa fuja dos típicos italianos. Vá para restaurantes contemporâneos, que possuem ótimas opções, como no San Tao, próximo ao Lago Negro, um dos principais pontos turísticos da cidade. Ou a segunda e mais requisitada escolha: os chocolates,  que estão em cada esquina, distribuídos em várias marcas e para todos os sabores. 
Saimos de lá e fomos direto para o O Reino do Chocolate, comer nossa sobremesa: o chocolate - é claro!!! O espaço temático pertence à empresa Caracol, onde terminamos virando crianças. O ingresso custa R$ 5, que é convertido no final do passeio em compra dos produtos da loja. 

O espaço possui 1,6 mil metros quadrados de área e conta a história do chocolate e a chegada do cacau ao Brasil. Logo que entramos ficamos tentados a dar uma mordida no anfitrião: o maior coelho feito de chocolate do mundo, com 1.640 kg, 1,10 m de diâmetro e 2,95 m de altura. 

Seguindo em frente, uma parte do Reino lembra um pouco "A Fantástica Fábrica de Chocolates", longa do britânico Roald Dahl - com as devidas proporções, é claro. 

Um guia orienta os visitantes e passo-a-passo vai contando como se faz o chocolate. A segunda etapa do passeio se dá em uma espécie de túnel iluminado e sonoro. É a partir daí que a fantasia vai tomando conta dos visitantes. A civilização Asteca se faz presente através de bonecos que parecem reais. A saga do conquistador espanhol Hernán Cortez, personagem importante para a evolução do chocolate, também é contada. 

O passeio termina de uma forma deliciosa, que é degustando e comprando chocolates na loja.

Um comentário:

Patrícia Nigro. disse...

Gente, amei o conteúdo deste blog.
Amei também rever a Serra Gaúcha por aqui, os lugares onde estive... Que lugar lindo!
Recomendo a todas as pessoas que gostam de viajar, de conhecer lugares diferentes e fazer amigos.
Na Serra Gaúcha, nós brasileiros, percebemos que o Brasil é um pais maravilhoso e que vai muito mais além de cenários com praia.
Há muitas opções de lazer e turismo para vários perfis de turistas!!!
Aos leitores deste blog convido a conhecerem um novo blog sobre Turismo e Hotelaria.

http://magazzinemoderno.blogspot.com/