sexta-feira, 31 de julho de 2009

Chef Caicoense vence concurso do Festival de Martins

O grande vencedor do concurso gastronômico do Festival de Martins foi o chef caicoense Sandro de Medeiros que apresentou ao júri desta edição o prato “Filé do Sol à chef Dantas”. Ele criou um sabor inusitado e sofisticado utilizando ingredientes regionais como: tapioca, leite de coco, filés de carne de sol, nata e queijo de manteiga, queijo de coalho e geléia de vinagreira.

O segundo lugar ficou para o experiente chef Erilson Bonifácio (do Pinga fongo), com o prato "Galette Sertanejo". Em terceiro lugar, o chef Daniel Cavalcanti com o prato "Cremoso de inhame com carne de sol". Em 4º lugar, Fabiano Ferreira com a “Carne de Sol Terra”.

O júri foi formado pelo restauranteur Witame Gomes, Chefs César Santos, nutricionista Linda Susan, e os vencedores do festival em 2008 chefs Felipe Pessoa e Marcela Araújo.Uma das mais belas cidades do oeste potiguar se encheu de gente, cultura e sabor durante três dias. O 6º Festival Gastronômico e Cultural de Martins aconteceu de 23 a 26 de julho na cidade serrana localizada no médio oeste potiguar.

A sexta edição terminou em grande estilo — abrindo oficialmente o projeto “Roteiro dos Festivais Gastronômicos e Culturais do Rio Grande do Norte”. No meio da praça central um grande caldeirão de ferro com fumaça de gelo seco dava as boas vindas aos visitantes e a população. A escultura é uma concepção dos artistas Edi Germano e Vera França.

Enquanto isso, na grande Cozinha-Show, jovens chefs e nomes consagrados da gastronomia brasileira elegiam o inhame, a carne de sol, o jerimum e outras iguarias da mesa sertaneja como produtos em alta nas requintadas mesas, levantando a bandeira da alimentação equilibrada e da melhor utilização dos produtos regionais.

Em frente à igreja, crianças e adultos se divertiam assistindo a filmes num telão de alta definição, que exibiu longas premiados como Ratatouille e Kung Fu Panda; na calçada ao lado, o tablado da dança chamava a atenção de curiosos com belas coreografias executadas pelas cias Roda Viva e Studio Corpo de Baile.

Mais à frente, a galeria de Arte da Assembléia Legislativa do RN convocava os visitantes a conhecer e adquirir obras de artistas potiguares, a preços bem atrativos; e na vizinhança, o sucesso do Caldeirão de Letras, que agitou o estande com excelentes bate-papos sobre cangaço e literatura no oeste potiguar reunindo expoentes como Kydelmir Dantas, Honório Medeiros, Gilbamar de Oliveira, François Silvestre, e os paraibanos Carlos Ribeiro e cordelista Toinho de Zezé.

domingo, 26 de julho de 2009

Big sanduíche de mortadela!!

Um dia no centro de São Paulo é uma atividade multifacetada e rica na cultura, se é que você me entende. Em um momento você pode estar no meio de um monte de gente falando chinês, japonês, coreano, parece que estão lhe xingando... sei lá... "chingui-lingui" (como diz Mauro). No último piso do Shopping 25 de Março você pode comer, se preferir, as comidas asiáticas.

Mas, é só atravessar mais uma rua que a pessoa pode se deliciar com comidas e doces árabes. Alguns passos a mais e você passa da Ásia para o Oriente Médio ou até mesmo para a Europa, como o Mercadão, cheio de Portugueses e de frutas exóticas. Tirando todas as compras e o mundo de coisas falsificadas, o turista pode apenas fazer um tour gastronômico.

Depois de passar pela multidão da 25 de março e ver aqueles "chingui-linguis" comendo arroz com a mão, o lugar certo é o Mercadão Municipal. Para comer, o famoso sanduíche de mortadela (cerca de 20 fatias), com queijo e tomate seco. Hummmmmmmmm... Como é enorme, a sugestão, caso você esteja acompanhado, peça um sanduíche e um pastel de bacalhau - bem sequinho - e divida os dois pratos para poder experimentar os dois lanches mais famosos do local.


De quebra, você ainda pode comprar a mortadela e levar para a sua cidade, já que a validade é grande e não pede geladeira para condicionar. Você pode levar em uma bagagem de mão ou até mesmo dentro da mala, pois eles envolvem em um papel, que não sujará sua roupa.
Na verdade, no Mercadão você comprar de tudo um pouco. Vinhos, cervejas importadas e nacionais, azeites, bacalhau, todos os tipos de queijo que imaginar, especiarias, condimentos, azeitonas de todos os tipos, frutas de todas as espécies, enfim... tudo para sair com um almoço ou um jantar preparado. Imagine e compre.
Lá também tem a sobremesa, caso a pessoa ainda aguente comer alguma coisa. Nada mais oringinal: frutas com cobertura de chocolate ou salada de frutas. Mas, sugiro sair do mercado e andar um pouquinho até a rua Abdo Schahin, por trás da 25 de março, e desgustar alguns doces sírios. A maioria com noz, pistache e damasco. Para quem gosta....é divino!!!

E na volta para o metrô não esqueça de passar no Mosteiro de São Bento. Para os católicos, vale uma benção com água benta que tem em todos os cantos da Igreja, numa espécie de pia batismal.

Mas para quem não é da religião também vale uma entrada, mas não para rezar, para comprar o melhor pão de mel já feito, em minha opinião. O doce é feito pelos monges beneditinos. A receita secular não é revelada. A surpresa ao dar a segunda mordida... recheio de damasco. Não dá para traduzir a maravilha desse pão, tem que experimentar.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Concurso Gastronômico no Festival de Martins 2009

Saiu a lista dos cinco concorrentes ao Concurso de Chef Gastronômico do Festival de Martins 2009, completando assim a agenda da famosa tenda gastronômica do festival, que todos os anos reúne convidados do RN e de outros estados em torno dos sabores e da cozinha norte-rio-grandense, além de revelar jovens talentos da gastronomia regional.

O concurso será na tarde do sábado, dia 25, começando às 14h e encerrando às 18h. Às 22h45 do sábado, será anunciado o vencedor. Estão concorrendo o chef Aparício Ferreira (do Hotel Rifólis), chef Erilson Bonifácio (Pinga Fogo), chef Sandro (de Caicó), chef Márcio Maciel (Talher), e chef Fábio (Mazzano).

O 6º Festival Gastronômico e Cultural de Martins acontece de 23 a 26 de julho na cidade serrana localizada no médio oeste potiguar. É realizado pela Lógica Eventos Culturais, com patrocínio do Governo do Estado e Prefeitura de Martins, apoios do Sebrae, Senac, Emater, Flor de Sal, Brasinox, Gran Cru, Universidade Potiguar-UnP através do seu curso superior de Gastronomia, e Ministério do Turismo.

O cardápio do festival chega ainda maior em atividades gastronômicas e artísticas para público, como palestras, cozinha show, degustação a R$ 5,00, muitas oficinas para adultos e crianças, restaurantes e bares convidados, tendas-gourmet, vinhos, palestras sobre enologia, e galeria de restaurantes do RN.

Além do concurso, na cozinha oficial e nas tendas participam vários profissionais da gastronomia potiguar e convidados de outros estados. Estão fechadas as seguintes oficinas: Eleonora Melo (Oficina com Flor de Sal e coordenação geral da cozinha da tenda); chef Arthur Coelho (Oficina produção de Pizza-Massa artesanal e recheio regional, além do cerimonial da tenda); Chef César Santos (convidado de Olinda, fará oficina “A Cozinha Brasileira”); Chef e Mestre Carlos Ribeiro, paraibano radicado em São Paulo (Convidado com o tema “A Cozinha Regional Brasileira e suas influências” e apresentação do “Cordel de receitas” ao lado do poeta e cordelista Antônio Lucas de Morais-Toinho de Zezé); Nutricionista e Mestra Linda Susan da Paraíba (Chef convidada, com oficina “Fondue Sertanejo”, oficina-palestra “Alimentos Funcionais”, “Cozinha Brasileira” e suas especialidades); Chef Camila Cinquetti (“Cozinha contemporânea”); Chef Adriana Lucena (“Pimentas e temperos brasileiros”); Chefs Sônia Benevides e Rodrigo Santana, mais o sommelier Rodrigo Lima (Oficina “Harmonização de vinhos e cozinha regional”).

Na Degustação-Show, fazendo comidinhas para degustação ao preço de R$ 5,00 estarão os chefs Rodrigo Santana e Sônia Benevides (quinta-feira); os campeões do concurso de 2008 chefs Marcela Araújo e Felipe Pessoa (sexta-feira); e chefs Cacau Wanderley e Gabriel Camilo (sábado). Além deste cardápio, haverá shows musicais (Alcimar Monteiro, Eliane, Sax in Bach, Isaque Galvão...) e a novidade da tenda literária “Caldeirão de Letras”, sob a coordenação do jornalista Osair Vasconcelos, com bate-papos de autores François Silvestre, o chef e Mestre em cultura brasileira Carlos Ribeiro, a antropóloga Sônia Benevides e muito mais.

domingo, 19 de julho de 2009

Comida Japonesa no Shin Miura!!

Todos os nossos amigos sabem o quanto gostamos de comida japonesa e sempre que temos uma oportunidade vamos a um restaurante diferente. Desta vez, nossa aventura nipo-gastronômica é no Shin Miura, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

O restaurante está sob o comando do chef Nao Hara e surpreende a todos que chegam ao local, situado no despretencioso terceiro andar do Edifício Central, no Largo da Carioca. O prédio é basicamente comercial, com escritórios e muitas lojas de informática, e não favorece a gastronomia, principalmente pela ambientação.

Já ao entrar no simples restaurante de porta corrediça, no entanto, nos deparamos com um excelente atendimento e três 'sushi-mans' preparando iguarias direto no balcão para os clientes mais apressados que estão no corre-corre da hora de almoço.

De entrada, o simpático garçom nos deu a dica do almoço e de cortesia nos ofereceu chá verde (quente) e Missoshiro (sopa japonesa com tofu - queijo). Com muita rapidez, assim que terminamos de saborear a sopa, nosso pedido já estava à mesa... um combinado de 42 peças.


Satisfeitos com a sugestão, pagamos a conta e preferimos desbravar um novo local para a sobremesa: uma confeitaria também no centro do Rio chamada Manón. Com seu estilo clássico, poderíamos dizer que ela é concorrente direta da Confeitaria Colombo, contudo, esta última é bem mais visada e procurada pelos turistas.

Um balcão imenso, cheio de guloseimas, faz com que saltemos os olhos e peçamos um de cada. Contive-me. Pedi apenas uma 'lua de mel de creme'. Mauro optou pelo 'madrileño' - especialidade da casa. Para acompanhar um capuccino. Tudo muito bem preparado e saboroso. E assim terminamos mais uma andança pelo centro do Rio.



quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um dia em Penedo (RJ)

Para comemorar o 'Dia do Homem' vou fazer uma homenagem ao homem da minha vida: meu amigo, namorado, noivo, futuro marido e parceiro no blog: Mauro Junior.

Essa postagem dará dicas do que fazer em Penedo em um dia, já que não são necessários mais de dois dias para conhecer a cidade, que fica na região Serrana do Rio de Janeiro, distante 156 km da capital fluminense.

Mauro fez uma surpresa e passamos um domingo em Penedo, dita como romântica e destino de muitos noivos em lua-de-mel. Chegamos e fomos na fábrica de chocolates do Papai Noel. Fica na estrada principal, logo no início da cidade. Muitos turistas visitam a lojinha para comprar chocolates, mas deixamos para comprar em uma outra lojinha mais a frente.


Seguimos na estrada principal e chegamos à 'Casa de Papai Noel': um mini-shopping com lojas de souvenirs, bares finlandeses e alemãs, lanchonetes, brinquedos para crianças e... a Casa de Papai Noel. Para nossa tristeza estava fechada!! Tudo na cidade tem descendência Filandensa e Alemã, mas o melhor é o friozinho que faz. Contudo, pegamos um clima ameno, que não chegou a fazer frio.



Em seguida, resolvemos almoçar no Aglio e Olio Ristorante, super indicado em todas informações turísticas. Lá, pedimos um fettucinne com truta defumada e camarões. A truta é um peixe com bastante espinha, bastante conhecido no Sul-Sudeste e criado na região da Serra da Mantiqueira. Muito gostoso... ainda melhor quando é defumado.


Depois compramos um chocolate belga e seguimos para a pousada. À noite, jantamos na pizzaria Costa e pedimos uma pizza média de rúcula com tomate seco. Para completar a noite não pudemos de deixar de tomar o sorvete mais famoso de Penedo e tomar um chocolate quente.



Pois bem, para a surpresa da gente as duas coisas foram as mais caras da cidade. Pasmém!! Duas bolas na sorveteria Finlandês custou R$ 12, no peso. Já o chocolate quente no Café Finlandês, que fica ao lado da sorveteria, saiu por R$ 9,35, com 10% viu??? Sentar na frente do balcão também tem que pagar 10% do garçon que não precisou lhe atender.


Saldo final: foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! Mas, tanto eu, quanto Mauro (que ainda não conhecia a cidade), esperávamos mais de Penedo!! A cidade se resume a uma rua, com vários restaurantes. A rede hoteleira também é vasta, mas falta o que fazer, para uma cidade que é destino turístico.

domingo, 12 de julho de 2009

Um pouquinho mais de pizza – Montevideo (Uruguay)

Hoje é um dia feliz, pois finalmente estou estreando aqui no blog. Ainda comemorando o dia da Pizza (risos) ... a cada dia é uma novidade ... daqui a pouco estarão criando o Dia das comidas típicas, o Dia da Feijoada, etc... risos... Essa pizza "cuatro estaciones" foi saboreada no restaurante Don Pepperone, no shopping Punta Carreras, em Montevideo - Uruguay.

O atendimento no restaurante é muito bom e o ambiente agradável, com estilo rústico, que faz os clientes esquecerem do frio lá fora (fazia mais ou menos 12 graus). As mesas deixam os clientes se sentirem bem a vontade - um do ladinho do outro.

Para acompanhar a pizza resolvemos pedir uma cerveja uruguaia, a Patrícia.

Em seguida, resolvemos, também, experimentar o 'medio y medio'. Havíamos lido que ir a Montevideo e não comer um assado e não beber 'médio y médio' era o mesmo que vir ao Rio e não conhecer o Cristo Redentor... Particularmente, não vimos nada demais nessa bebida. Trata-se de um vinho frisante feito pelas vinículas uruguaias, que colocam o nome de cada estabelecimento para personalisar. Cada um restaurante tem seu 'medio y medio'.

O grand finalle foi a sobremesa... uma panqueca de doce de leite... magnífico.


sexta-feira, 10 de julho de 2009

Pizza em São Paulo!!

Como hoje é comemorado o Dia da Pizza, vou publicar aqui uma das melhores pizzas que já comi na vida: na Bendita Hora - Pizza e Arte, no bairros de Perdizes, em São Paulo.

Sempre falam que pizza em Sampa é no bairro do Bexiga, mas a verdade é que existem tantas pizzarias fora desse eixo que é até difícil escolher a que ir. Como só tínhamos um dia para escolher uma pizzaria resolvemos ir na Bendita Hora por indicação de amigos e por ser considerada a melhor pizzaria do Brasil pelo Guia 4 Rodas pelo quarto ano consecutivo (2006-2007-2008-2009) e está entre as cinco melhores pizzarias de São Paulo, eleita quatro vez pela Veja São Paulo (2005-2006-2007-2008).

Pois bem... indo de GPS chegamos - eu, Mauro, mainha e Andreia, bem rapidinho e sem se perder. A fachada da pizzaria não diz muito sobre o local, mas assim que se passa pela sala com um sofá surrado e LPs em um estante velha o cliente desce uma escada e chega ao restaurante com luz baixa, dando um clima romântico para os casais ou um lugar ameno para uma conversa baixa entre amigos. Nada de muito barulho. Aquecedores, forno a lenha e o som baixo, esquentam o clima frio do inverno.

Após pedir um Brahma Black, decidimos pela pizza de tomate seco com rúcula e a outra metade de frango com catupiry.


Precisa dizer que a pizza estava maravilhosa??? A massa bem sequinha e na espessura certa. Fomos embora satisfeitos de ter comido uma boa pizza na 'terra da pizza'.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Camarão ao molho de gengibre no Guinza!!!

Há pelo menos três anos não ia ao Guinza... Resolvemos ir para comemorar o níver da minha mãe e também porque Mauro ainda não conhecia, como também um casal de amigos nosso nunca tinha ido ao restaurante e se animou ao ver um outdoor da casa, com fotos belíssimas de camarões dizendo que o restaurante tinha pratos bem servidos para três pessoas a preços competitivos.


Na minha modéstia opinião, o Guinza (especializado em pratos internacionais e comida japonesa - eleito o melhor restaurante oriental de Natal pela revista Veja 2007-2008) perdeu muita clientela para o resturantes Camarões (já motivo de post aqui no blog) e para tentar reaver a clientela - ou pelo menos parte dela - lançou essa campanha "competitiva".


Pois bem, fomos lá. Antes disso, liguei para reservar a mesa, achando que o local ainda era bastante frequentado, e fui muito bem atentida. No restaurante não foi diferente: fomos prontamente atendidos. Mas, como não havia quase ninguém na área reservada a nós, o garçom, praticamente, ficou exclusivamente nosso!!


Do cardápio, escolhemos Camarão ao Molho de Gengibre, com arroz ao vinho e batatas rosti. Delicioso, o gengibre deu um toque especial, combinando perfeitamente com o camarão. A proposta apresentada de que o prato serve muito bem três pessoas, no entanto, está descartada. Pelo menos nesse prato que pedimos. Já em relação ao preço é bastante parecido com o praticado no Camarões.

Desta vez, a sobremesa do restaurante ficaremos devendo, pois levei uma torta de menta com chocolate da Daguia já que minha mãe é apaixonada por ela. Mas, segue a foto da torta de Daguia. Eu, particulamente, não gosto de nada que contenha menta ou hortelã, mas para quem gosta...

terça-feira, 7 de julho de 2009

Academia da Cachaça leva o primeiro lugar do Comida di Buteco!!!

O Comida di Buteco do Rio de Janeiro já tem seu grande campeão: a empada de queijo coalho com alecrim, da Academia da Cachaça, na Barra da Tijuca. O prato eleito foi divulgado na festa Saideira, realizada ontem, dia 6, no Centro Cultural Carioca.

A competição pelo prêmio de melhor boteco durou um mês e, levou aos 30 estabelecimentos participantes do festival gastronômico milhares de botequeiros, que junto com o júri especializado - responsável por 50% da nota - elegeram o bar como grande campeão. Em segundo lugar ficou o Original do Brás, com o tira-gosto “Doce Refúgio”; em terceiro, o Enchendo Lingüiça com “Linguça Croc”.

O instituto Vox Popoli, empresa que auditou a eleição gastronômica contabilizou nada menos que 25 mil votos, emitidos nas cédulas distribuídas por todas as casas participantes do evento. O crescimento foi de 25% comparado a 2008.

O Petit Paulette também faturou o prêmio de melhor petisco feito com Doritos e a sua receita campeã do tira-gosto, o Dorilette (feito com carne seca desfiada, cheddar e Doritos), será estampada em um milhão de embalagens. O tira-gosto inscrito por cada boteco teve o peso de 70% no concurso; os demais 30% são igualmente distribuídos pelos quesitos melhor atendimento, temperatura da bebida e melhor higiene.

Os vencedores:
1º lugar: Academia da Cachaça – Av Armando Lombardi, 800 - 65L - Barra da Tijuca. Petisco – Empada de queijo coalho com alecrim
2º lugar: Original do Brás – Rua Guaporé, 680 Ljs A e B - Brás de Pina. Petisco – Doce Refúgio (Lombinho suíno folhado e versado a tamarineira)
3º lugar : Enchendo Lingüiça – Av. Engenheiro Richard, 2 A, Grajaú. Petisco – Lingüiça Croc
4º lugar: Varnhagem – Praça Vanhagen, 14A, Maracanã. Petisco – Vaca Atolada
5º lugar: Pavão Azul – Rua Hilário de Gouveia, 71 AB, Copacabana. Petisco – Caldinho de feijão temperado
6º lugar: Cachambeer – Rua Cachambi, 475, Cachambi. Petisco: Costela no bafo
7º lugar: Petit Paulette – Rua Barão Iguatemi, 408 A, Praça da Bandeira. Petisco – Croquelette
8º lugar: Bar Rebouças – Rua Maria Angélica, 197, Jardim Botânico. Petisco – Bolinho de camarão com catupiry
9º lugar: Copão de Ouro – Rua Custódio Nunes, 155 – Loja D, Ramos. Petisco – Caldo de siri
10º lugar: Pontapé – Rua Maldonado, 361 (Ribeira), Ilha do Governador - Bacalhauzinho à Dercy.

domingo, 5 de julho de 2009

Salada, definitivamente, é no Douce France!!!

Morar na zona Sul tem suas vantagens... mas, também há a desvantagem da preguiça. Morando do lado de cá, onde somos servidos de tudo (bons restaurantes, bares e supermercados) terminamos ficando limitados a sair e frequentar os locais desse lado... sempre com a desculpa de que os outros locais ficam distantes, pode?? (Parece até que a cidade é imensa e que demoramos mais do que 10 ou 15 minutos para chegar no destino final).

Pois bem...então vocês acreditam que eu nunca tinha ido ao Douce France? Como pode? Um lugar tão maravilhoso, aconchegante, com um atendimento cativante e que está no mercado natalense há mais de 20 anos??? Sem falar na gentileza e cordialidade de Alberto, o proprietário. Lá, você tem três opções de mesa: pode escolher em ficar ao ar livre ou nas salas Áurea ou Gipse.

No cardápio...saladas, carpaccio, paté de foie gras, pato, ave, crepes, sanduíches e sobremesas...Pedi uma salada Gipse (folhas (rúcula e alfaces diversos), cenoura ralada, tomate seco, camarão, palmito, mussarela de búfala, champignon, servida com um molho especial e torradinhas. A pessoa pode acrescentar qualquer ingrediente a mais por R$ 0,50. Para beber... nada mais saudável do que um suco de abacaxi com gengibre!!

Apreciada uma das melhores saladas que já comi na vida pedi uma sobremesa... e para o meu espanto adorei os mini profiteroles com suspiro servidos com uma calda de chocolate quente e sorvete...tudo dentro de uma taça. O divino é quando o sorvete derrete e se mistura com a calda e o suspiro... hummmmmmmmm!!!! A cereja e o hortelã dão um toque final no visual da guloseima.

O bistrô fica na Vila Colonial, situada na avenida Afonso Pena, no bairro de Petropólis, em Natal. Um lugar bom para ir em qualquer hora, com amigos ou a dois. O Dulce France foi eleito, dois anos consecutivos, em 2006/2007, pela Veja Natal, como o melhor Happy Hour da cidade. Já a revista Deguste premiou o local na categoria melhor Bistrô, em 2008. E melhor... o cliente ainda pode pedir tudo isso por telefone. É só pagar uma taxa de entrega que seu pedido chega no endereço que a pessoa quiser.