sábado, 16 de janeiro de 2010

Sushi no Takami e sobremesa no Real Botequim

A febre de comida japonesa vem se arrastando há algum tempo, mas quem é apreciador da culinária nipônica sabe que muitos desses restaurantes não oferece qualidade no que serve. Pois bem, aberto há alguns meses o Takami Sushi House - fora do eixo Petrópolis, está localizado no bairro de Lagoa Nova, em um das avenidas principais da cidade, a Prudente de Morais - sabe perfeitamente como servir um bom peixe, que ao mastigar derrete na boca. (Não leitor, não pense que aquele salmão ou atum que você come de quase um dedo de espessura e que você tem que mastigar, mastigar, mastigar é bom. Esse definitivamente é um dos piores).

A iluminação à meia luz, torna o clima agradável e aconchegante. Perfeito para um jantar a dois ou até mesmo com amigos para colocar o papo em dia. Como o restaurante é pequeno (acho que contei apenas oito mesas), em dia de sábado, por exemplo, corre o risco de você ficar esperando para sentar.


Vamos ao que interessa. Para começar pedimos um shake roll de salmão (enrolados de salmão recheados com cream cheese e camarão ao molho teriaki - tarê, como é mais conhecido) e oribu-yu: o nome parece um palavrão, mas nada mais é que fatias bem fininhas de peixe branco (pode pedir atum) regados com azeite extra virgem, suco de limão e hondashi. Um espetáculo. Esse vale cada centavo.


Para acompanhar pedimos caipifrutas. A minha de Kiwi e Mauro pediu de limão mesmo. A de Kiwi estava magnífica. Foi a melhor caipifruta de kiwi que já tomei em toda minha vida. A fruta é bem batida e não fica prendendo no canudo.

Para finalizar, pedimos o samurai - um combinado com 28 peças, entre elas nigiri sushi, hossomaki, uramaki, hot roll, sashimi e joro-joro.

A única coisa em que o restaurante peca em inovação. Apesar da qualidade, os pratos são os tradicionais. Fomos em busca de coisa nova, mas comemos o de sempre, que bom que de ótima qualidade. E o valor da conta compensa a relação custo-benefício.

Para sobremesa, vou apresentar aqui a vocês uma das melhores iguarias doces que já experimentei. De longe é japonesa. Como é caminho de casa, paramos no Real Botequim, no Shopping Cidade Jardim (estrada de Ponta Negra), para comermos o bricelet: uma torta feita de sorvete de creme e waffles, coberta com uma calda de chocolate. Para quem é apreciador de doces é de comer rezando.

O barzinho é ótimo para um happy hour. A casa é especializada em tira-gostos e serve sempre um chopp (com colarinho) e uma cerveja bem gelada. Frequentemente, o estabelecimento está lotado. Dois sofás estão a disposição dos clientes que quiserem deixar os nomes na fila de espera.

Aberto há mais de um ano, o boteco inovou no modo de servir os tira-gostos que sempre estão rodando com os garçons pelo salão. Mas se você quiser um do cardápio que não está sendo servido é só pedir, que chega rapidinho. O blog recomenda a coxinha de caranguejo. (Ficaremos devendo essa foto!!!)

Outro diferencial no bar é a arquitetura retrô. Posteres em todas as paredes nos remetem à infância para nos lembrar de propagandas antigas, como a do Elefante da Cicca, quem bebe Grapete, repete, entre outras. Até no banheiro, os clientes podem se divertir relembrando épocas...



Nenhum comentário: