domingo, 26 de julho de 2009

Big sanduíche de mortadela!!

Um dia no centro de São Paulo é uma atividade multifacetada e rica na cultura, se é que você me entende. Em um momento você pode estar no meio de um monte de gente falando chinês, japonês, coreano, parece que estão lhe xingando... sei lá... "chingui-lingui" (como diz Mauro). No último piso do Shopping 25 de Março você pode comer, se preferir, as comidas asiáticas.

Mas, é só atravessar mais uma rua que a pessoa pode se deliciar com comidas e doces árabes. Alguns passos a mais e você passa da Ásia para o Oriente Médio ou até mesmo para a Europa, como o Mercadão, cheio de Portugueses e de frutas exóticas. Tirando todas as compras e o mundo de coisas falsificadas, o turista pode apenas fazer um tour gastronômico.

Depois de passar pela multidão da 25 de março e ver aqueles "chingui-linguis" comendo arroz com a mão, o lugar certo é o Mercadão Municipal. Para comer, o famoso sanduíche de mortadela (cerca de 20 fatias), com queijo e tomate seco. Hummmmmmmmm... Como é enorme, a sugestão, caso você esteja acompanhado, peça um sanduíche e um pastel de bacalhau - bem sequinho - e divida os dois pratos para poder experimentar os dois lanches mais famosos do local.


De quebra, você ainda pode comprar a mortadela e levar para a sua cidade, já que a validade é grande e não pede geladeira para condicionar. Você pode levar em uma bagagem de mão ou até mesmo dentro da mala, pois eles envolvem em um papel, que não sujará sua roupa.
Na verdade, no Mercadão você comprar de tudo um pouco. Vinhos, cervejas importadas e nacionais, azeites, bacalhau, todos os tipos de queijo que imaginar, especiarias, condimentos, azeitonas de todos os tipos, frutas de todas as espécies, enfim... tudo para sair com um almoço ou um jantar preparado. Imagine e compre.
Lá também tem a sobremesa, caso a pessoa ainda aguente comer alguma coisa. Nada mais oringinal: frutas com cobertura de chocolate ou salada de frutas. Mas, sugiro sair do mercado e andar um pouquinho até a rua Abdo Schahin, por trás da 25 de março, e desgustar alguns doces sírios. A maioria com noz, pistache e damasco. Para quem gosta....é divino!!!

E na volta para o metrô não esqueça de passar no Mosteiro de São Bento. Para os católicos, vale uma benção com água benta que tem em todos os cantos da Igreja, numa espécie de pia batismal.

Mas para quem não é da religião também vale uma entrada, mas não para rezar, para comprar o melhor pão de mel já feito, em minha opinião. O doce é feito pelos monges beneditinos. A receita secular não é revelada. A surpresa ao dar a segunda mordida... recheio de damasco. Não dá para traduzir a maravilha desse pão, tem que experimentar.

Um comentário:

Mauro Jr disse...

Ir a SP e não comer esse sanduiche de mortadela é como o turista estrangeiro que não prova feijoada e caipirinha quando vem ao RJ.