sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Do tradicional ao contemporâneo – uma visita ao Ten Kai - by Luzi Rocha

Queridos leitores, a partir desse post o blog lança uma promoção. Como não poderia ser diferente, uma das mais assíduas companheiras de aventuras gastronômicas que nos acompanha no Rio fará o texto de abertura. Luzi Rocha, que também é jornalista, curte o mundo gastronômico e de vez em quando também posta suas experiências em seu blog - Tudo e nada ao mesmo tempo! Após o texto explicarei a promo, ok???

"Viciada como sou no trio peixe, arroz e algas, fiquei feliz ao descobrir que o Rio de Janeiro (cidade que adotei como morada) tem ótimos representantes da culinária nipônica. Os restaurantes vão desde o contemporâneo, mesclando a tradição milenar japonesa com novas tendências e ingredientes exóticos, às casas que seguem a linha bem tradicional. Para mim, é um prazer provar diferentes sabores, por isso, sempre busco novos endereços para conhecer.

Dessa vez, o escolhido foi o restaurante Ten Kai. A casa, aberta há mais de dez anos, tem duas unidades: uma no centro e outra em Ipanema, bem na ‘esquina’ do Leblon. Nesse dia, fui conhecer o estabelecimento da Prudente de Moraes com um grupo de amigos que queria apresentar a culinária japonesa ‘made in Rio’ a uma colega americana que visitava a cidade.

A decoração da casa é arrojada. Quando se entra no casarão, a arquitetura que mescla aço e madeira chama a atenção. O projeto, formulado dentro de um conceito que acentua o convívio do contemporâneo com elementos da cultura japonesa, consegue criar uma atmosfera bem intimista, acentuada pelas luminárias de Isamu Nojuch, trazidas diretamente do museu do artista em Nova York. Nas paredes, uma obra de arte, desenhos orientais em relevo com imagens do universo japonês. As fotos (de celular), infelizmente não conseguem traduzir a beleza do lugar.

Escolhemos ficar no segundo andar do restaurante, onde há um sushiman preparando sashimis e afins. Os peixes disponíveis no menu são variados, tendo também iguarias importadas do próprio Japão, por isso, não é difícil encontrar opções exóticas como água viva, ouriço ou ovas de bacalhau no cardápio. 


Para começar a noite, um amigo, que adora frutos do mar, pediu como entrada mini polvos (isso mesmo, mini polvos!).  Segundo ele, estava muito gostoso, mas não há como definir o sabor, somente provando. Como eu que não estava seguindo a linha ‘ousada’, pedi um missoshiro e uma cerveja Sapporo para acompanhar. O missoshiro estava um pouco diferente dos que já provei: um pouco mais temperado. Além dos pedaços de tofu e cebolinha, o caldo tinha shimeji (muito bom!). Vale lembrar que essa cerveja já foi comentada em outro post aqui no blog. Leia aqui!



Na hora de decidir o prato principal, foi difícil escolher diante de um cardápio tão extenso e variado. Acabamos optando pelo 'combinado super'. Foram 54 peças de sushis, sashimis e makimonos, todos seguindo o corte tradicional, marca da casa. A apresentação estava impecável e os peixes fresquinhos e bem saborosos. Para saborear os pescados, são colocadas à mesa lindas louças produzidas por uma família de ceramistas imigrantes. Mais um detalhe que mostra todo o cuidado com que o Ten Kai recebe seus clientes.

Para não fugir ainda mais da dieta (afffff, todo mundo sofrendo desse mau- grife do blog), acabei desistindo da sobremesa. Alguns amigos, no entanto, não resistiram. À mesa chegaram os pratos: tangerinas flambadas e bananas carameladas com sorvete de creme. Pela cara de satisfação deles, a noite não poderia ter terminado melhor".

A promoção
Pois bem, vamos ao que - também - interessa!! O Sabores e Olhares lança a partir de hoje, 20 de agosto, uma promoção que contará com posts colaborativos. O que se trata? Quem quiser pode nos enviar um texto com fotos ilustrando as aventuras gastrônomicas de cada um. 

Vale relatos de comida de buteco, regionais, passeios com peculiaridades na gastronomia, qualquer experiência! Contanto que seja um local bacana, que você voltaria e ainda indicaria a um amigo. A única exigência é que seja uma experiência de pessoa física e que a postagem não tenha cunho propagandista. O blog tem a intenção de mostrar manifetações pessoais - de pessoas comuns - que gostam de provar sabores (nem sempre diferentes!)  e sentir bem, aliando bons lugares a boas companhias - é claro!

Nós estaremos recebendo os textos pelos emails que estão colocados como contatos na página inicial do blog até o dia 20 de novembro. Os aprovados - e revisados se forem precisos! - serão colocados no ar até o dia 10 de dezembro. O post que tiver mais comentários será o grande vencedor. 

O prêmio é uma colaboração para os 'gourmants' de plantão que tem um pezinho na cozinha - mesmo quem não coloca em prática: o livro 'Cozinha Confidencial', do chef Anthony Bourdain. Aquele mesmo! Aquele que apresenta um programa no Discovery Travel and Living. Ele até ja se enveredou pelo Brasil e comeu cachorro quente naqueles 'morre em pé' em frente a uma escola de samba de São Paulo! 

Vamos lá! Se inspirem e mandem seus textos! Vamos saborear novos ares!

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente dica de restaurante. Moro no Rio desde 2001 e só neste ano descobri o sabor da culinária japonesa. Gostei da descrição do ambiente.

Elcana Lima disse...

Vale correspondente internacional??

Elinôra Martins disse...

Vale sim ;)