quarta-feira, 2 de junho de 2010

Comida de Buteco 2010 (RJ)

Começou mais uma edição do Comida di Buteco que acontece em várias cidades e entre elas, a capital mundial dos Butecos, o Rio de Janeiro. O concurso começou em 2000 em Belo Horizonte e em 2008 começou a participar de outras cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto (SP), Ipatinga, Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia (MG).

O Comida di Buteco terminará no dia 27 de junho e esse ano será diferente, pois acontecerá a festa de encerramento A Saideira no dia 17 de julho, às 16 horas, à meia noite, na Cidade do Samba, com a presença dos 31 botecos participantes, DJ´s e, como não poderiam faltar, algumas atrações musicais, como: Moacyr Luz, Ronaldinho do Cavaco e Roberta Sá. Neste dia serão anunciados os vencedores.

Este ano o concurso elegerá os 5 melhores butecos com uma média da avaliação de “melhor tira-gosto”, “melhor atendimento”, “melhor higiene do local”, “melhor temperatura da bebida”. O tira-gosto é o que tem maior peso, 70% do valor da nota, os outros apenas 10%… também buteco bom não precisa ser limpo…

A votação acontece nos próprios bares concorrentes. Para votar, o cliente deve pedir o tira-gosto participante, preencher uma cédula e depositá-la em uma urna no local. Qualquer pessoa está apta a votar, desde que siga os parâmetros do concurso. No entanto, cada pessoa só pode votar uma única vez, em cada boteco, é claro. Para o voto ser validado, todas as perguntas devem estar preenchidas, sem rasuras ou emendas.


O Sabores e Olhares tentará ir a algum dos butecos participantes, mas caso você, nosso leitor, prestigie algum local, pode compartilhar conosco, enviando-nos fotos e comentários para postarmos posteriormente.
Segue abaixo a relação dos butecos e petiscos inscritos:
01) SABOR DA MORENA concorre com ENTOCADO DA MORENA, "abóbora japonesa amassada, com Hellmann's e dendê. Recheio de camarão à baiana e cobertura de côco ralado e queijo parmesão, gratinado, levando por cima um camarão médio frito com pedacinhos de coentro". Fica na rua São Manuel, 43, em Botafogo.

02) SIRI concorre com FUZUÊ DE CAMARÃO, "camarões médios fritos, camarões miúdos fritos, refogados e à milanesa acompanhados de palmito". O bar fica na rua dos Artistas, 02, em Vila Isabel, ou na Barra da Tijuca.

03) BAR DA AMENDOEIRA concorre com SHOW DE BOLA, "bolinho de bacalhau com camarão acompanhado de molho de Hellmann's com salsinha". Fica na rua Conde de Azambuja, 881, em Maria da Graça.

04) BAR VARNHAGEN concorre com ESPÍRITO DE PORCO, "filet mignon suíno, fatiado, acompanhado de salada de batata com Hellmann's". Fica na Praça Varnhagen, 14, na Tijuca.

05) ENCHENDO LINGUIÇA concorre com DAS TRIPAS CORAÇÃO, "lingüiça de coração de frango com polenta frita, cebola no vinho e ovos de codorna". Fica na avenida Engenheiro Richard, 2, no Grajaú.

06) ADEGA DO CESARE concorre com GURJÕES MISTOS COM MOLHO TÁRTARO, "camarão, lula e iscas de peixe e frango à dorê acompanhado de molho tártaro feito com maionese Hellman's". Fica na rua Joaquim Nabuco, 44, em Copacabana.

07) DA GEMA concorre com FONDUE DA GEMA que é "creme de milharina com Hellmann's, milho branco, temperos e mussarela. Lingüicinha de porco da casa e costelinha para acompanhar". Rua Barão de Mesquita, na Tijuca.

08) PETISQUEIRA MARTINHO concorre com PETISQUIM, "casquinha de siri recheada com frutos do mar, requeijão cremoso e Hellmann's". Fica na praia do Jequiá, 33, na Ribeira, na Ilha do Governador

09) ORIGINAL DO BRÁS, campeão em 2008 e vice-campeão em 2009, concorre com BRASILEIRINHO ORIGINAL, "iscas de carne de sol com purê de mandioca feito com Hellmann's e flocos de alho frito". Fica na rua Guaporé, 680, em Brás de Pina.

10) ACADEMIA DA CACHAÇA concorre com TAPIOCA CARIOQUINHA, que são "duas tapiocas recheadas, sendo uma com cordeiro desfiado e a outra com espinafre". Uma das casas fica na Barra, na avenida Armando Lombardi, 800.

11) REAL CHOPE, concorre com KIBINHO DE BACALHAU, "porção de oito kibes de bacalhau". Fica na rua Barata Ribeiro, 319, em Copacabana.

12) ANTIGAMENTE vem com SELEÇÃO BRASILEIRA, uma "seleção de 11 bolinhos variados, inspirados na culinária brasileira, acompanhados de molho de cachaça Hellmann's". Fica na rua do Ouvidor, 43, no Centro.

13) PETIT PAULETTE, concorre com CROCREVETE DU LET, que são "camarões crocantes servidos em cestas comestíveis crocantes, com molho Hellmann's especial". Rua Barão de Iguatemi, 408, na Tijuca.

14) BAR DA PORTUGUESA concorre com PUNHETA DA DONDON, "bacalhau cru desfiado com cebola, azeite, azeitonas, salsa, cebolinha e alho". Fica na rua Custódio Nunes, 155, em Ramos.

15) CACHAÇARIA MANGUE SECO concorre com CAMARÃO ATOLADO, "camarão atolado em creme de abóbora na casquinha crocante de milho, com cobertura de queijo coalho gratinado". Fica na rua do Lavradio, 23, na Lapa.

16) BECO DO RATO, concorre com FÍGADO SUSTADO, "fígado refogado com jiló em rodelas untado com Hellmann's, cebola e molho especial, acompanhado de torradas". Fica na rua Joaquim Silva, 11, na Lapa.

17) BOTECO SALVAÇÃO, com COXINHA INVERTIDA. "Coxinha recheada com provolone acompanhada de molho rosé à base de Hellmann's". Fica na rua Henrique de Novais, 55, em Botafogo.

18) ANGU DO GOMES concorre com NA CAMA COM GOMES. "Bacalhau, azeite, cebola roxa, azeitonas pretas, Hellman's, leite, queijo provolone ralado e requeijão, tudo isso acamado no creme de batata baroa gratinado". Fica na rua Sacadura Cabral, 17, no Largo da Prainha.

19) CALDO BELEZA concorre com MOCOTÓ BELEZA. Trata-se de "caldo de mocotó acompanhado de torradas com pasta de Hellman's com alho torrado". Fica na rua Senador Vergueiro, 238, no Flamengo.

20) ADEGA PÉROLA, com BOLINHO DE SIRI COM MOLHO DE HELLMANN´S E PÁPRICA, que é um "bolinho de Siri com molho de maionese Hellmann's e páprica". Fica na rua Siqueira Campos, 138, em Copacabana.

21) PAVÃO AZUL, também em Copacabana, concorre com O RESSUCITARAM O CAMARÃO, que é um "risotinho de camarão". Fica na rua Hilário de Gouveia, 78.

22) ACONCHEGO CARIOCA concorre com FUTRICA NA ROÇA, "picanha suína assada, temperada com Hellmann's e especiarias, coberta com molho de banana da terra e cebolas refogadas na cerveja". Na rua Barão de Iguatemi, 388, na Tijuca.

23) NORDESTINO CARIOCA concorre com CALDO DE CARIDADE, "carne moída de primeira, ovos, farinha de mesa, coentro, ovos de codorna, temperos nordestinos e torradas na brasa com creme de cebola e Hellmann's". Fica na avenida Sargento Carlos Argemiro Camargo, 49, em Jacarepaguá.

24) BAIXO ARAGUAIA com PICANHA AO MOLHO ESPECIAL. "Picanha na brasa com molho especial, acompanhada de farrofa". Fica na rua Araguaia, 1709, na Freguesia.

25) BAR URCA concorre com CASQUINHA À VILA DO CHÃ, "casquinhas de bacalhau". Fica na rua Candido Gaffrée, 205, na Urca.

26) CACHAMBEER concorre com EXPLODE CABRITÃO: "cabrito no bafo temperado em ervas finas e servido na chapa, no estilo Cachambeer, acompanha farofa amarela de alho torrado e açafrão e molho especial da casa com Hellmann's". Situado na rua Cachambi, 475, no Cachambi.

27) BAR DO PICOTE concorre com EMPANADO DO PICOTE, "camarão empanado", e fica na rua Marquês De Paraná, 128, no Flamengo.

28) GRACIOSO concorre com JABAZINHO, "massa de abóbora com recheio de carne seca, empanados com flocos de arroz, acompanha molho de mostarda preta, mostarda amarela e gorgonzola, feitos com Hellmann's". Fica na rua Sacadura Cabral, 97, na Saúde.

29) BAR 20 concorre com 20 COMER, "porção com seis unidades de bolinhos de arroz recheados com calabresa, empanados em farinha crocante de Doritos". Fica na Henrique Dumont 85, em Ipanema.

30) SANTA SAIDEIRA concorre com PEDACINHO DO NORTE. "Tábua composta de carnes seca e de sol, queijo coalho e aipim frito em cubos, acompanha farofa, manteiga de garrafa e molho a base de Helmann’s". Fica na rua do Progresso, 5, no Largo das Neves.

31) PONTAPÉ concorre com BAIÃO CARIOCA, "uma panqueca (com massa feita com maionese Helmann's, arroz e aipim), recheada com carne seca acebolada coberta com molho de feijão de corda e queijo coalho derretida por cima".

Nenhum comentário: