quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sequência de Fondue no Le Chalet $$

O dia dos namorados se aproxima e se tem uma comida que combina com a data é o Fondue. Associado ao romantismo, o prato e a cidade de Gramado (RS) fazem o par perfeito. Especialmente, quando a viagem é a dois - ou como o nosso caso, em lua de mel.


Quase todas os restaurantes das Serras Gaúchas serve a iguaria, que tem várias versões: queijo, de vários tipos de carne vermelha, frango - que pode ser no óleo ou na pedra - e o preferido da mulherada: chocolate. De tantas opções, o Guia Quatro Rodas 2010 publicou, inclusive, um quadro mostrando os prós e contras de cada estabelecimento para o turista não cair em uma furada.


Como um casal amigo já havia ido (e o pessoal da pousada disse que era muito bom), não pensamos duas vezes ao ir ao Le Chalet, situado à avenida das Hortências, uma das principais da cidade.


O cardápio elaborado pelo Chef Cristiano Velho apresenta outras opções, como peixes, camarões, filés, aves, carnes exóticas, risotos, mas todos que lá chegam querem experimentar o Fondue. Como já falei acima, são vários opções: os unitários, que pode ser queijo ou carne ou chocolate ou a sequência deles. Vamos desse então! Quase um rodízio! De quebra, uma lareira para os dias de frio e deixar o clima ainda mais romântico.


O problema é que não sabíamos o que nos esperava. Para começar o fondue de queijo, servido com batatas cozidas com cascas e pedaços de pães italianos.


Papo indo e vindo, acompanhado de um bom espumante - claro! - pedimos para servir o próximo: filémignon e frango . Quando os dois garçons chegaram tivemos a primeira surpresa: 15 molhos para acompanhar, dividido em três bases: os com maioneses, com vinagres e os adocicados. Gente, não me recordo o sabor de todos mas posso citar alguns. Tártato, rosê, pimenta forte, alho, curry, azeitona, vinagrete, farofa, ricota e cebola caramelizada. Afffff, cansei só de ver tanto molho.


Não aguentei comer tudo para deixar um espacinho para o melhor - o de chocolate. Nunca vi nada igual!!!! Acostumada a apenas algumas frutas, o fondue de chocolate vem com onze opções. Algumas um pouco inusitadas, como: mamão, melão, biscoito wafer, suspiro, laranja, maçã e abacaxi. E os já tradicionais: morango, banana, uva e kiwi. Já havíamos experimentados alguns no decorrer dessa vida, mas nunca nada ao comparado à fartura servida em Gramado. Meu Deus, quanta comida!!!

 

O primeiro pensamento que veio após toda essa comilança para apenas duas pessoas? Definitivamente, cometemos o pecado da gula! Acho que os dois quilos que engordamos na lua de mel deve ter sido todo desse fondue.

Um comentário:

Mauro Jr disse...

Esse dia foi especial e a vontade era voltar andando depois para o RJ para queimar todas as calorias dessa excelente sequência de fondue - risos.